83 / 100

14 dicas para otimizar a velocidade e o desempenho do seu site

28/ago/2021 | Notícias

Neste artigo eu vou mostrar 14 dicas para otimizar a velocidade do seu site

14 dicas para otimizar a velocidade do seu site

# 1 Atualize sua hospedagem

Se você leva a sério a velocidade (e o desempenho) do seu site, comece escolhendo um bom provedor de hospedagem. Na verdade, você pode fazer tudo certo para otimizar a velocidade do seu site e ainda assim ter um site lento por causa do seu host. E os provedores de hospedagem realmente bons farão muitas dessas otimizações de velocidade para você, então você não precisa se preocupar com isso. Portanto, se você tiver um site Divi lento, a primeira etapa é considerar a atualização de sua hospedagem.

Encontrando a solução certa de hospedagem para o seu site Divi

Você precisa usar Divi hospedagem para ter um site rápido Divi? 

Absolutamente não. Existem outras ótimas soluções de hospedagem por aí e o Divi sempre funcionará bem em ótimos ambientes de hospedagem.

Mas, como a hospedagem desempenha um papel fundamental na velocidade e na otimização do desempenho, você deve dedicar o tempo necessário para encontrar a solução de hospedagem certa para o seu site Divi.

Existem muitas empresas de hospedagem excelentes e não tão boas por aí. E cada um geralmente oferece várias soluções e serviços de hospedagem. Portanto, encontrar o caminho certo pode ser opressor. Abaixo estão algumas informações úteis sobre os tipos mais comuns de hospedagem a serem considerados ao encontrar a solução de hospedagem certa para o seu site Divi.

Hospedagem tradicional (compartilhada) (não recomendada)

Este é de longe o tipo de hospedagem mais popular para usuários do WordPress, em grande parte porque é o mais acessível. Mas, infelizmente, é a pior opção para otimização de velocidade. Com a hospedagem compartilhada tradicional, você compartilhará todos os recursos disponíveis de um servidor com outras pessoas. Como você está compartilhando, o custo desse tipo de hospedagem é baixo. Mas a desvantagem é que você não pode controlar a quantidade de tráfego que esses outros sites estão obtendo em seu servidor compartilhado. Assim, você pode facilmente ser vítima de períodos de carregamento extremamente lento e até mesmo momentos em que seu site está completamente fora do ar. Portanto, é melhor você ter uma boa ideia de quanto tráfego sua hospedagem compartilhada pode suportar .

Hospedagem Dedicada

Com hospedagem dedicada, você tem seu próprio servidor dedicado só para você. Não há necessidade de compartilhar recursos com mais ninguém. Isso significa que você terá tempos de carregamento rápidos mais previsíveis e consistentes para o seu site. Isso geralmente é oferecido como uma opção de primeira linha para grandes corporações a um custo premium elevado.

Hospedagem VPS

A hospedagem Virtual Private Server (VPS) é basicamente um meio termo entre a hospedagem compartilhada e a dedicada. O espaço do seu servidor é “privado”, o que significa que está completamente separado de todos os outros (como uma espécie de comunidade fechada para os arquivos do seu site). Portanto, os arquivos do seu site não são expostos a outras pessoas no servidor. Ao contrário da hospedagem compartilhada, um VPS tem uma quantidade dedicada de recursos de sistema (ou poder) à sua disposição para garantir que seu site sempre receba o que precisa para entregar tempos de carregamento rápidos de forma consistente. Assim, você não precisa se preocupar com os picos de tráfego de outro site que afetam a velocidade do seu site.

Mas, a menos que você tenha um VPS gerenciado, esse tipo de hospedagem é principalmente para os tipos DIY que são experientes em tecnologia o suficiente para lidar com as coisas sozinhos. Para obter mais informações, aqui está uma comparação de desempenho entre a hospedagem VPS e a hospedagem compartilhada .

Armazenamento em nuvem

Com a hospedagem em nuvem, você tem acesso a uma rede de servidores (na nuvem) em vez de um único servidor físico. Isso permite que você extraia todos os recursos necessários dessa rede de servidores, conforme necessário. Em essência, você tem uma partição virtual do espaço do servidor que é apoiada pelo poder e recursos de toda a rede. Assim, você não precisa se preocupar com os picos de tráfego como faria na hospedagem compartilhada. A hospedagem em nuvem é extremamente flexível e escalonável para atender às suas necessidades.

Uma diferença principal entre a hospedagem em nuvem e a hospedagem VPS é que a hospedagem VPS tem uma quantidade dedicada (ou limitada) de recursos para extrair que pode ou não se esgotar. O Cloud Hosting, por outro lado, é capaz de manter seus recursos disponíveis sem se esgotar, pois sempre pode puxar de outros servidores na nuvem. Em teoria, a hospedagem em nuvem oferece altas velocidades mais consistentes e confiáveis. Portanto, se você leva a velocidade a sério, a hospedagem em nuvem é uma ótima opção (talvez até a melhor).

Hospedagem WordPress Gerenciada

Hosting WordPress gerenciado geralmente se refere à hospedagem compartilhada que é gerenciada por especialistas em WordPress.

Geralmente custa um pouco mais do que a hospedagem compartilhada tradicional, mas se você quiser um site Divi mais rápido, a hospedagem gerenciada em WordPress pode valer a pena. Não é tão “privado” quanto um VPS ou tão poderoso quanto um ambiente de hospedagem dedicado. Mas ajuda a maximizar a velocidade do seu ambiente compartilhado, tendo especialistas em WordPress para fazer o trabalho. Eles fazem isso bem porque adaptam seus serviços e configuram seus servidores estritamente para sites WordPress. E muitos deles vêm com muitos recursos integrados interessantes e convenientes, como ambientes de teste com um clique, cache de site, implantação de CDN com um clique, backups automáticos, SSL e muito mais. Eles são perfeitos para aqueles de nós que não querem confiar (ou gerenciar) um monte de plug-ins para otimização, segurança e gerenciamento de velocidade básica.

Na verdade, Divi Hosting é uma hospedagem WordPress gerenciada que é otimizada para Divi. Isso elimina todas as dores de cabeça para otimizar o ambiente de hospedagem do seu site Divi.

# 2: Otimize o tempo para o primeiro byte (TTFB)

otimização de velocidade divi

O que é TTFB?

O tempo para o primeiro byte (TTFB) é a quantidade de tempo que o usuário leva para receber o primeiro byte de dados do site de seu host / servidor. Portanto, quando um usuário faz uma solicitação HTTP (carrega sua página da web), o TTFB será essencialmente aquele período de espera antes que qualquer dado seja recebido pelo navegador. Isso é importante porque quanto mais longo o TTFB, mais tempo a página leva para carregar.

Pense nisso como obter fast food. O restaurante pode ser otimizado para entregar sua comida rapidamente. Na verdade, eles podem ter um hambúrguer esperando por você. Mas você ainda tem que esperar na fila para fazer o pedido. Esse período de espera é o que você pode pensar como a hora da primeira mordida  (veja o que eu fiz lá).

O TTFB deve ser em torno de 200ms (de acordo com o Google). Mas para sites com hospedagem ruim e não otimizados, o TTFB pode facilmente durar 2 segundos ou mais.

O que causa um TTFB lento?

O atraso de TTFB em seu site Divi geralmente é causado pelo seguinte:

  • A quantidade de  conteúdo dinâmico  que precisa ser recebido. Isso pode ser reduzido com cache, otimização de banco de dados e um CDN.
  • A  quantidade de tráfego que  seu servidor está experimentando no momento. Os provedores de hospedagem tradicionais (ou compartilhados) dificultam a desativação desse TTFB porque você está compartilhando recursos com outras pessoas no mesmo servidor. Picos em seu tráfego reduzirão a velocidade de processamento do seu servidor.
  • configuração do seu  servidor web . Um bom provedor de hospedagem WordPress pode ajudar com o TTFB do seu site, fornecendo uma infraestrutura de back-end sólida e otimizando a configuração do seu servidor web (coisas praticamente fora do seu controle).

Como acelerar o TTFB do seu site Divi

TTFB é um dos Web Vitals (junto com  FCP ,  LCP e CLS) que o Google usa para determinar a classificação do seu site. Portanto, é importante otimizá-lo. A boa notícia é que o TTFB pode ser otimizado. Aqui estão algumas dicas importantes que você pode usar para reduzir o TTFB.

  • Atualize sua hospedagem . A maneira mais eficaz de aumentar seu TTFB é simplesmente atualizar sua hospedagem. Pagar um pouco mais por hospedagem gerenciada para WordPress ou Divi Hosting terá o maior impacto no TTFB logo de cara.
  • Use um CDN . Isso permitirá que os visitantes carreguem os dados do seu site de um servidor mais próximo a eles para que você possa reduzir a latência e o TTFB.
  • Remova plug-ins ou temas desnecessários . Plug-ins e temas (especialmente os desatualizados) podem atrasar o servidor e o tempo de carregamento do seu site (incluindo TTFB). Portanto, é melhor usar apenas plug-ins (ou temas) de qualidade essencial e remover os outros.
  • Implementar cache . Divi tem cache embutido para entregar Divi JS e CSS. Mas armazenar em cache o seu site como um todo, além de usar um CDN, reduzirá o TTFB.
Use Cloudflare para impulsionar TTFB

Uma maneira de obter um impulso rápido no TTFB do seu site é usar o Cloudflare. O armazenamento em cache e o CDN definitivamente impulsionarão o TTFB. Você pode aproveitar a otimização automática de plataforma da Cloudflare, que foi testada para mostrar uma redução de 72% no TTFB .

Para saber mais, confira nosso artigo completo sobre TTFB e como otimizar seu site para isso .

# 3 Otimize o banco de dados do seu site

otimização de velocidade divi

Por que o site WordPress precisa de bancos de dados limpos

Ao contrário dos sites HTML estáticos, o WordPress é um CMS dinâmico que usa PHP para recuperar dados armazenados em um banco de dados MySQL para exibir esses dados em uma página da web. Isso facilita o gerenciamento do seu site, mas a desvantagem é que leva mais tempo para as páginas carregarem porque é necessário localizar os dados no banco de dados antes de carregar a página. Em geral, os sites HTML estáticos serão mais rápidos do que os sites WordPress por esse motivo.

Uma maneira de manter um site Divi o mais rápido possível é  garantir que você tenha um banco de dados limpo . Os arquivos do site WordPress são organizados em seu banco de dados por tabelas e cada vez que você adiciona novos dados ao seu site (como temas e plug-ins), você cria novas tabelas e mais dados. Como você poderia esperar, quanto mais bagunçado for o seu banco de dados, mais difícil será localizar os dados. Isso leva a um site mais lento.

Portanto, se você adicionou o tema Divi ao seu site após anos experimentando outros temas e incontáveis ​​plug-ins, é provável que você tenha alguns dados armazenados de que não precisa mais. Mesmo se você desinstalar um plugin, isso não significa que todos os dados foram perdidos no banco de dados. Os plug-ins gostam de deixar alguns dados lá no caso de você reinstalar o plug-in. Não é legal, eu sei. Esses dados restantes podem causar desordem desnecessária e tornar seu site mais lento.

Assim como todo ser humano precisa de uma organização para trabalhar com mais eficiência, todo site WordPress (Divi ou não) precisa de um banco de dados limpo para carregar as páginas com mais rapidez. Portanto, se você já tem seu site há algum tempo, limpá-lo pode acelerar significativamente as coisas.

Como otimizar o banco de dados do seu site Divi

Eu sugeriria o uso de um plugin para isso. WP Optimize  parece ser uma opção confiável. Mas existem outros  plug-ins de banco de dados WordPress a serem considerados .

Ou se você sabe o que está fazendo, você sempre pode fazer manualmente no MySQL.

Além de limpar seu banco de dados do WordPress, você pode querer tornar o WordPress ainda mais leve, reduzindo os dados que ele armazena. Por exemplo, o WordPress manterá automaticamente os itens excluídos na lixeira por 30 dias. Você pode querer reduzir esse período de tempo para 7.

# 4 Otimize seu DNS

otimização de velocidade divi

Como o DNS afeta a velocidade do site

A primeira coisa que precisa acontecer quando um usuário visita o URL de uma de suas páginas da web é uma consulta de DNS. Assim que a URL é inserida (ou clicada), o ISP do visitante envia uma consulta DNS aos servidores de nomes para encontrar o endereço IP associado ao seu domínio (cada domínio / site tem um endereço IP específico). Em essência, uma pesquisa de DNS é como pesquisar seu nome de domínio em uma lista telefônica para encontrar o endereço IP desse domínio.

Mas quando um usuário visita uma página em seu site, a página pode ter vários domínios que precisam ser acessados ​​para puxar a página. Portanto, você pode fazer 3 ou 4 pesquisas de domínio em um único carregamento de página (talvez mais).

De um modo geral, a maioria dos provedores de DNS gratuitos como Godaddy e Namecheap geralmente são mais lentos do que você provavelmente gostaria.

Usando Cloudflare para otimização de DNS (e mais, se desejar)

A melhor opção gratuita que aumentará sua velocidade de pesquisa de DNS é provavelmente o  Cloudflare . Eles têm o desempenho de DNS mais rápido registrado em  DNSPerf.com . Isso será significativamente mais rápido do que GoDaddy e Namecheap. E você pode até otimizar o Cloudflare para ser usado para DNS sem seus outros serviços (como CDN ou WAF), se desejar.

Por exemplo, você pode querer usar Cloudflare para DNS e segurança (detecção de DDOS) e KeyCDN (ou MaxCDN) para seu CDN. Parece que seria uma ótima combinação.

Configurando Cloudflare

Cloudflare é realmente fácil de configurar. Você não precisa se preocupar em trocar de hospedagem ou qualquer coisa de antemão. Tudo o que você precisa fazer é percorrer a configuração de 5 minutos que começa com a entrada em seu domínio.

otimização de velocidade divi

Eles recuperarão seus registros DNS atuais automaticamente.

otimização de velocidade divi

A principal coisa que você precisa fazer para concluir a configuração é alterar os servidores de nomes padrão em seu provedor de DNS atual (como GoDaddy) para os servidores de nomes do Cloudflare.

otimização de velocidade divi

Então, você pode gerenciar seu DNS facilmente a partir do painel deles.

otimização de velocidade divi

E assim, você tem um aumento na velocidade de pesquisa de DNS, mais segurança e um CDN para seu site (e mais).

Falando em CDNs, você definitivamente precisa usar um deles.

# 5: Use uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)

otimização de velocidade divi

PoPs StackPath CDN

Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) leva a velocidade do site a outro nível. Como o nome sugere, um CDN é uma rede de entrega de conteúdo. A rede consiste em servidores em todo o mundo que armazenam arquivos estáticos em cache (imagens, vídeos, scripts, etc.) do conteúdo do seu site. Então, quando uma pessoa enviar uma solicitação desse conteúdo (visitando seu site), o servidor (ou PoP) mais próximo da pessoa entregará o conteúdo. Sem um CDN, os arquivos do seu site são acessíveis a partir de um local de servidor (onde quer que seu host esteja armazenando esses arquivos), portanto, quanto mais longe você estiver desse servidor, mais lento será para entregar o conteúdo do site ao seu navegador.

Pense nisso, quando você quer uma pizza entregue em sua casa, você não escolhe a pizzaria a 50 quilômetros de distância. Você escolhe aquele a 5 milhas de distância porque deseja que seja entregue o mais rápido possível (se você for um ser humano normal que adora pizza tanto quanto eu). Um CDN funciona de maneira semelhante. Como você deseja que o site apareça em seu navegador o mais rápido possível, um CDN terá os arquivos do seu site prontos para serem entregues do servidor mais próximo de sua localização. Portanto, se os arquivos do seu site estão armazenados em um servidor em São Francisco e alguém em Londres acessa o seu site, pode levar 1 ou 2 segundos para receber esses dados de um servidor a milhares de quilômetros de distância. Mas com um CDN, você pode entregar os mesmos dados de um servidor em Londres na metade do tempo. Essa é uma grande diferença!

Portanto, mesmo que não veja a extensão total dos resultados em casa, você está acelerando a entrega do seu site para lugares ao redor do mundo.

Existem várias maneiras de obter um CDN para o seu site. Muitas empresas de hospedagem incluirão uma opção para implantar um CDN com seu serviço. E há plataformas de rede como  Cloudflare  e  StackPath (anteriormente MaxCDN) que oferecem recursos de CDN junto com outros recursos de desempenho e segurança.

Aqui estão algumas plataformas CDN confiáveis ​​a serem consideradas:

  • Cloudflare CDN : Além da otimização de DNS (mencionada acima), o Cloudflare oferece um CDN global rápido e seguro que armazena conteúdo estático em cache e o entrega rapidamente aos usuários. Isso está incluído no plano gratuito, que é incrível para a maioria dos sites.
  • KeyCDN  (você pode até usar o plug-in CDN Enabler WordPress para  integrar o KeyCDN ; essa configuração também funcionaria bem com o Cache Enabler)
  • StackPath (anteriormente MaxCDN)
  • Amazon Cloudfront
  • Sucuri

Existem alguns plug-ins de cache, como WP Total Cache ou CDN Enabler, que incluem uma opção para integrar vários provedores de CDN automaticamente, o que é bastante conveniente.

Aqui estão alguns plug-ins com suporte para CDN:

# 6 Adicionar Cache

otimização de velocidade divi

Existem quatro tipos principais de cache que podem ser implementados para acelerar o seu site.

  • Cache de página  – Este processo armazena versões HTML estáticas em cache de sua página para entrega rápida.
  • Cache do navegador  – oferece mais controle sobre qual conteúdo pode ser armazenado em cache pelo navegador e por quanto tempo. Apenas alguns plug-ins podem fazer isso, então pode ser melhor  fazê-lo manualmente  para obter mais controle. Isso ajudará a cuidar do metrix “Alavancar o cache do navegador” ao conduzir testes de velocidade.
  • Cache de CDN  – atende páginas / arquivos de sites em cache de um CDN mais próximo de seus usuários.
  • Cache de objetos  – o cache de objetos armazena em cache os resultados de consultas repetidas que o PHP inicia para recuperar dados do banco de dados e servi-los ao usuário. Isso é diferente do cache de bytecode, que armazena uma versão em cache do código PHP compilado usado para exibir seu site.

O Divi executa o cache ao fornecer os arquivos JS e CSS do Divi nos bastidores. Mas isso é principalmente para os arquivos de tema Divi para uma melhor funcionalidade do Divi Builder.

Ainda é necessário usar o cache para o seu site como um todo. A maioria dos sites tem vários plug-ins que vêm com seus próprios arquivos CSS que podem precisar ser combinados, minimizados e armazenados em cache. Portanto, você pode definitivamente tirar proveito de uma solução de terceiros para servir versões HTML estáticas em cache de todas as suas páginas.

O CDN da Cloudflare é uma ótima maneira de adicionar cache ao seu site Divi. Ele armazena uma cópia do conteúdo do site (recursos estáticos) geograficamente mais perto dos visitantes para reduzir o carregamento da página e a latência. O APO da Cloudflare para WordPress parece ser uma solução ainda mais direcionada para o cache de páginas da web e fontes de terceiros para um site WordPress / Divi usando seu plugin WordPress .

Dica:  sempre que você tiver o cache de página habilitado em seu site usando um plug-in, certifique-se de  excluir (ou limpar) o cache  sempre que fizer alterações em seu site para garantir que você e seus visitantes recebam a versão mais recente de seu local.

# 7 Adicionar Minificação e Agregação de Site

otimização de velocidade divi

A minimização torna os arquivos do seu site menores. Minimizar os arquivos do seu site (CSS, JavaScript, HTML) remove todos os caracteres desnecessários (como espaços e quebras de página) para que o tamanho do arquivo diminua. Isso reduz o tempo que leva para o navegador carregar o conteúdo de uma página.

A agregação envolve combinar os arquivos do site para reduzir o total de solicitações na página e acelerar o tempo de carregamento para os visitantes.

Como mencionado anteriormente, Divi minimiza e combina Javascript e CSS dinamicamente por padrão. Então, tecnicamente, você não precisa se preocupar em usar um plugin de terceiros para minimizar e combinar Javascript e CSS do Divi. No entanto, Divi não minimiza a saída HTML. Portanto, você pode se beneficiar de um plug-in de terceiros para reduzir (e armazenar em cache) todo o HTML de uma página.

Além disso, quase todos os sites Divi dependerão de arquivos fora do Tema Divi (como plug-ins ou outros arquivos adicionados ao Tema filho) que se beneficiarão da redução e combinação dos arquivos CSS e JS.

Uma das melhores maneiras de adicionar minimização ao HTML, JS e CSS de todo o seu site é usar Cloudflare. Cloudflare usa Auto Minify para reduzir o tamanho do arquivo de todo o código-fonte em seu site. Além disso, vem de fábrica com a versão gratuita.

Alguns plug-ins confiáveis ​​que minimizarão os arquivos do seu site incluem:

Esses plug-ins devem funcionar com Divi. Mas não há como avaliar todas as nuances de um site para dizer que um funcionará melhor para todos. Às vezes, plug-ins de terceiros minimizam automaticamente os arquivos JavaScript de uma forma que pode causar erros / problemas, portanto, certifique-se de testar seu site completamente. Em geral, é sempre seguro reduzir arquivos CSS. Mas tome cuidado com esses arquivos JavaScript.

E se houver um conflito, você pode precisar desabilitar as opções integradas do Divi e deixar o plug-in de terceiros cuidar das coisas.

E se você não quiser depender de terceiros para isso, você sempre pode fazer isso manualmente. Para obter mais informações sobre como fazer isso, verifique este post completo sobre como minimizar CSS, HTML e JavaScript do seu site .

# 8 Habilitar compactação GZIP

otimização de velocidade divi

Como a compactação Gzip ajuda a acelerar seu site Divi

Habilitar a compactação Gzip em seu Divi Site pode aumentar muito a velocidade (até 70% em alguns casos). Se você está familiarizado com a criação de arquivos compactados (ou zipados) em seu computador, já tem um conhecimento básico de como funciona a compactação Gzip. Criamos arquivos zip (ou pastas) para diminuir o conteúdo do arquivo (ou pasta). Porque? Assim, podemos fazer upload e download do arquivo muito mais rápido! A compressão Gzip faz a mesma coisa para o seu site. Diz ao servidor para comprimir todos os arquivos que puder em versões menores para que possam ser servidos ao cliente muito mais rápido. Isso pode realmente aumentar a velocidade de carregamento da página.

Esta é uma daquelas áreas em que você pode melhorar a velocidade do Divi mesmo em uma nova instalação. Como o Divi já reduz os arquivos do tema central de qualquer maneira, a compactação Gzip ou Brotli tornará esses arquivos muito menores do que a minimização jamais faria.

A compactação Gzip é o algoritmo de compactação mais amplamente usado, mas parece que a compactação Brotli é o algoritmo de próxima geração que busca tornar os tamanhos dos arquivos ainda menores para uma transferência de dados mais rápida. Ele está sendo usado por empresas de hospedagem como SiteGround e também pela Cloudflare.

Como habilitar a compactação Gzip em seu site Divi

Alguns provedores de hospedagem habilitam a compactação gzip automaticamente porque é uma escolha óbvia para o desempenho do site. Sinta-se à vontade para verificar se a compactação Gzip está habilitada em seu site

Como já mencionado, o Cloudflare fornece compactação Brotli para todos os domínios em seu plano gratuito.

Muitos dos plug-ins de desempenho do WordPress (como W3 Total Cache e WP Super Cache) incluirão compactação Gzip como uma opção. No entanto, parece desnecessário adicionar um plugin de desempenho para esta otimização.

Uma maneira comum de habilitar a compactação Gzip (em servidores Apache) é fazê-lo manualmente usando mod_deflate. E tudo o que você precisa fazer é acessar seu site (a raiz) via FTP (certifique-se de mostrar os arquivos ocultos). Em seguida, copie e cole um bloco de código na parte inferior do seu arquivo .htaccess.

# 9 Otimização de imagem

otimização de velocidade divi

A otimização de imagem é um dos maiores culpados por velocidades lentas de carregamento da página. Provavelmente, isso se deve à facilidade de ignorar. Afinal, quanto dano uma imagem de plano de fundo pode causar a uma página da web? Bem, você pode se surpreender. Apenas algumas imagens grandes que não foram otimizadas para a web podem ter ramificações catastróficas na velocidade de carregamento da página. E vamos enfrentá-lo, seu site provavelmente terá muitas imagens.

Realmente não há como enfatizar o suficiente a necessidade essencial de otimização de imagem. Todo site deveria estar fazendo isso. A compressão de imagens por si só pode  tornar seu site visivelmente mais rápido  e os tamanhos de imagem menores economizarão espaço de armazenamento e largura de banda (win-win!). Mas há outras otimizações de imagem importantes nas   quais você também deve pensar.

Resumindo, você desejará fazer o seguinte ao otimizar sua imagem para a web:

Use o tipo de arquivo correto

Quando se trata de imagens na web, você realmente deve ficar com os seguintes tipos de arquivo de imagem:

  • JPG – Este deve ser o tipo de arquivo de referência para a maioria das imagens / fotografias que você usa em seu site, porque você pode obter imagens excelentes em um tamanho de arquivo menor do que PNGs ou GIFs. Evite usar o formato PNG para coisas como imagens de fundo ou fotografias, a menos que você precise de um fundo transparente.
  • PNG – Use PNGs para imagens que precisam de um fundo transparente. JPG não suporta transparência.
  • SVG – este é um formato vetorial que oferece detalhes extremamente nítidos usando código HTML. Os SVGs são ótimos para logotipos, ícones e outras animações vetoriais.

Redimensione e corte suas imagens

Você nunca quer que sua imagem seja maior do que o necessário. Por exemplo, se você estiver adicionando um logotipo nas opções de tema do Divi, na maioria dos casos, você só precisa ter uma largura de 100 px. Portanto, não faça upload de um logotipo com largura de 5.000 pixels e force o Divi a redimensionar a imagem para você. O resultado pode parecer semelhante no front end, mas o tamanho grande está reduzindo o tempo de carregamento da página.

Ao enviar imagens para sua página usando Divi, é útil saber o tamanho que essas imagens precisam ter dentro da estrutura de colunas do Divi. Este  guia definitivo  pode ajudá-lo a apontar na direção certa. (No entanto, existem novas estruturas de colunas que foram adicionadas desde essa postagem, então vamos tentar atualizá-las em breve).

Compactar tamanho do arquivo

Você vai querer diminuir o tamanho do arquivo de imagem até o ponto antes de notar uma queda na qualidade. Isso é feito por meio da compactação de imagem. A maioria dos editores de fotos, plug-ins e sites como o tinypng.com compactam imagens usando compactação sem perdas (que reduz o arquivo de imagem sem perder qualquer qualidade) e compactação inteligente com perdas (que diminui o tamanho do arquivo de imagem reduzindo os metadados e a qualidade da imagem em um forma que não é realmente perceptível pelo usuário).

Aproveite as vantagens das ferramentas de otimização de imagem

Se possível, sugiro que otimize suas imagens para a internet antes de enviá-las ao site Divi. Isso pode ser feito por meio de editores de fotos como o Photoshop, que incluem uma opção “Salvar para a Web”. Além disso, você pode usar um site gratuito de terceiros como TinyPNG.com  ou Compressor.io para compactar a imagem antes de carregá-la em seu site.

Existem alguns plug-ins excelentes que realizam a compactação de imagens para você. Alguns plug-ins (como o Imagify) compactarão as imagens que já estão sendo usadas em seu site e as compactarão automaticamente conforme você as carrega para sua biblioteca de mídia do WordPress. Lembre-se de que usar um plugin para isso pode ser desgastante para o seu site ao compactar essas imagens, portanto, é uma prática recomendada fazer a otimização das imagens com antecedência, se possível.

Aqui estão algumas ótimas ferramentas de otimização de imagem e plug-ins que você pode usar:

Para obter mais informações, verifique uma comparação em  6 plug-ins de otimização de imagem de qualidade .

Suporte SRCSET integrado da Divi

Imagens responsivas com  suporte nativo a SRCSET também são integradas ao Divi. Isso melhora a otimização das imagens usadas no Divi ainda mais, servindo as imagens em escala que são do tamanho certo para diferentes telas responsivas (como tablet e telefone).

# 10 Otimização de vídeo

otimização de velocidade divi

A otimização de vídeo é um pouco mais difícil do que a otimização de imagem, mas definitivamente não menos importante. Os arquivos de vídeo podem ser grandes e, portanto, extremamente desgastantes na velocidade de carregamento da página. E se você estiver hospedando muitos vídeos em seu servidor (na galeria de mídia do WordPress, por exemplo), você terá o problema adicional de espaço em disco. É por isso que muitas vezes é recomendado usar serviços de terceiros (como YouTube  ou  Vimeo ) para hospedar seus vídeos para você. Ou você pode considerar descarregar seu conteúdo de mídia de vídeo em uma plataforma de armazenamento como o  Amazon S3 . Isso permitirá que você conecte esses vídeos a partir do módulo de vídeo do Divi sem que eles tenham que diminuir a velocidade do seu servidor.

Se você pretende hospedar seus vídeos por conta própria, com certeza precisará  reduzir o tamanho do vídeo para um carregamento mais rápido . Você pode reduzir arquivos de vídeo facilmente usando uma ferramenta gratuita como o  Handbrake  (que é  fácil de usar ).

Para obter mais informações sobre como usar vídeo em Divi (como adicionar um URL de vídeo hospedado por terceiros a um Módulo de Vídeo), confira este  guia definitivo .

# 11: Crie sua página Divi para ganhar velocidade

Quando se trata de não fazer isso, a velocidade de um site é determinada pela rapidez com que carrega o conteúdo de uma página. Portanto, faz sentido construir cada uma das páginas do seu site Divi com a otimização de desempenho em mente. O importante é identificar o objetivo principal de cada página que você construir. Depois disso, você pode encontrar um equilíbrio saudável entre velocidade e design para criar uma página que tenha uma aparência incrível no front-end, enquanto permanece enxuta no back-end. Para obter um exemplo prático de como otimizar o conteúdo da página Divi para aumentar a velocidade, consulte nosso artigo sobre como criar a página Divi mais rápida .

Aqui estão algumas dicas importantes para ter em mente ao criar sua página:

  • Otimize o conteúdo acima da dobra para funcionar com o CSS crítico integrado da Divi.
  • Use Divi Presets para aproveitar as vantagens do recurso de estilos inteligentes integrado do Divi . Isso permitirá que os elementos compartilhem trechos de código CSS com base em classes e evite ter que carregar um bloco exclusivo de CSS para cada um.
  • Quando possível, limite os tipos de módulos que você usa para construir a página . Por causa da estrutura dinâmica do Divi, o Divi não processa ou carrega os módulos (e seu CSS exclusivo) que você não usa. Por exemplo, se você pode usar dois módulos de texto (em vez de um módulo de texto e um módulo de sinopse) para os mesmos resultados, é melhor não usar o processo desnecessário e carregar o módulo de sinopse na página.
  • Seja esperto ao usar animação para sua página . Por causa dos recursos dinâmicos do Divi, o Divi não processa ou carrega o JS ou CSS necessário para recursos como efeitos de movimento se você não usá-los. Por exemplo, se você estiver usando as configurações de animação regulares em toda a sua página, você pode querer evitar o uso de efeitos de movimento para apenas um elemento. Em vez disso, mantenha o estilo de animação consistente e desfrute de carregamentos de página mais rápidos.

Nº 12: Use os plug-ins com cuidado e moderação

otimização de velocidade divi

Use Plugins de Qualidade

A qualidade é o fator chave quando se trata de plug-ins. Na verdade, você pode ter 10 plug-ins de qualidade que não tornarão seu site mais lento do que um ruim. Em geral, certifique-se de escolher plug-ins que tenham resistido ao teste do tempo e tenham boas análises. E sempre teste como um plugin afeta o desempenho do seu site antes e depois dos testes de velocidade para ter certeza.

Remover plug-ins não utilizados ou desatualizados

Além de usar plug-ins de qualidade, também é importante que você remova todos os plug-ins não utilizados e / ou desatualizados do seu site. Eles podem ser prejudiciais ao desempenho do seu site e um sério risco à segurança. Além disso, cada plugin (mesmo os de qualidade) irá adicionar recursos adicionais que irão adicionar tempo a cada carregamento de página. Se você deseja um site Divi rápido, deve usar o mínimo possível de plug-ins.

Esteja atento a erros de bloqueio de renderização

Divi não tem nenhum recurso de bloqueio de renderização, o que significa que seus estilos e scripts de bloqueio de renderização vêm de plug-ins. Se houver alguns scripts de bloqueio de renderização grandes que estão prejudicando sua velocidade, você pode considerar afastar-se desses plug-ins.

Nº 13 Realize testes de velocidade

otimização de velocidade divi

Você provavelmente não estaria lendo este artigo se não tivesse feito pelo menos um teste de velocidade em seu site. E com razão, é importante saber a velocidade de carregamento de suas páginas para os visitantes. A realização de um teste de velocidade é uma das  coisas mais fáceis que você pode fazer . Existem muitos sites que fazem isso gratuitamente. E as métricas que eles fornecem serão inestimáveis ​​para identificar maneiras de otimizar ainda mais seu site para um melhor desempenho.

Aqui estão alguns ótimos lugares para começar:

Os resultados desses testes são o que leva muitos de nós a começar a otimizar nosso site Divi para tempos de carregamento mais rápidos. Eles fornecem uma análise útil do desempenho de sua página da web em uma variedade de áreas. Em seguida, você pode usar suas recomendações como uma lista de verificação para trabalhar conforme você otimiza seu site.

A melhor maneira de usar essas ferramentas de teste de velocidade online para seu site Divi WordPress é executar um teste em uma página antes de fazer qualquer otimização. Em seguida, você pode usar isso como uma base para comparar testes futuros conforme você faz alterações. Depois de cada otimização feita, você pode ver se sua pontuação melhora.

Por exemplo, você pode notar que usar um plugin de cache funcionará melhor do que outro. Não tenha medo de testar vários plug-ins para obter o melhor desempenho.

Aqui está um guia de otimização WordPress útil  por GTMetrix  que será útil.

Conforme você implementa as otimizações de velocidade em seu site, deve observar melhorias nas seguintes áreas:

Para obter mais informações, confira nossa postagem sobre  como melhorar sua pontuação de velocidade de página do Google .

O objetivo é velocidade, não perfeição

Pode ser fácil ficar atolado em testar seu site e otimizá-lo com perfeição. Mas nenhum site será perfeito. Você pode até descobrir que melhorar certas notas de desempenho do teste de velocidade pode, na verdade, diminuir o tempo de carregamento da página. Isso porque mesmo esses testes de velocidade também não são perfeitos. Como este artigo, eles são apenas um guia para ajudar a melhorar o desempenho e a velocidade do seu site.

Nº 14 Considere o projeto da nossa página de alta velocidade da Divi

Em  este site teste nós construímos, era fácil de construir uma Divi website  que marcou  100  no Google PageSpeed desktop,  99  no Google PageSpeed Mobile e  100% em GTmetrix. Este projeto de site permite que os desenvolvedores experimentem a otimização de velocidade embutida do Divi em primeira mão em um site real. Também pode servir como um bom exemplo de como otimizar o conteúdo da página Divi para aumentar a velocidade.

Este site de teste foi otimizado da seguinte forma:

  • Hospedado no SiteGround
  • CloudFlare usado para cache, CDN, compressão Brotli
  • Nenhum plugin adicional foi usado.
  • Utilizou os recursos de desempenho integrados do Divi
  • Conteúdo da página otimizado
    • Estilos inteligentes usados (Predefinições Divi) para reduzir o CSS dinâmico gerado para cada página.
    • Otimizado acima da dobra para garantir que o CSS crítico seja enxuto.
    • Usou uma fonte segura para a web (Arial) para evitar ter que baixar uma fonte de um servidor de terceiros.
    • Usou imagens compactadas
    • Não usou animação ou efeitos de movimento
    • Limitou o uso de ícones para carregar um subconjunto de fonte de ícone menor que inclui os ícones sociais necessários.

O resultado:

  • O tamanho do CSS foi reduzido em 94%.
  • Todos os ativos de bloqueio de renderização foram completamente eliminados e o tamanho do JavaScript do Divi foi cortado pela metade.
  • Não há solicitações de recursos desnecessários.
  • Acima da dobra, o conteúdo é exibido imediatamente.
  • Pontuação de 100%  no Google PageSpeed ​​Desktop,  99% no Google PageSpeed ​​Mobile
  • Marcou 100% em GTmetrix.

O que podemos aprender para o site de teste?

Em última análise, o Divi oferece o poder de escolher como deseja usá-lo e o quão rápido você deseja que seu site seja. O site de teste mostra que você pode obter pontuações de velocidade de página quase perfeitas imediatamente. Mas, só porque não usamos todas as poderosas ferramentas de design que tornam o Divi tão bom, não significa que você tenha que ter medo de usá-las. Se você não usar um módulo ou recurso em uma página, o Divi não processará e / ou carregará o elemento ou seu CSS desnecessariamente. Mas se você decidir incluir um módulo ou recurso, Divi terá o cuidado de processar e / ou carregar apenas os elementos e o CSS necessários e nada mais. Isso fornece uma estrutura leve para construir, sem ter que se preocupar com o inchaço da web quando você decidir liberar o poder do Divi para construir seu site.

Volte ao artigo inicial desta série

Como Melhorar a velocidade de um site

Compre agora o tema DIVI clicando na imagem abaixo.

 

Serviço de Marketing Digital

OUTROS ARTIGOS