Em 15 de maio de 2020, escrevi este texto, que fala sobre a grande importância da Escolha do Nome de Domínio para Presença Online, e acredito que ele tenha se tornado oportuno. Então vamos a ele, quase do mesmo jeito que o escrevi naquela manhã:
Nesta noite meus sonhos foram sobre trabalho. Acordo, e levanto, pensando no que eu não terminei ontem e sobre tudo que eu preciso fazer hoje e daqui pra frente.
Eu estou criando uma nova marca sobre mim e os meus negócios e Naming é uma das coisas mais importantes em nossa carreira, principalmente se queremos ter visibilidade nessa selvageria que é a internet. Naming se refere a dar um nome forte à marca que nos representará no mercado.
Criei em 1982, 13 anos após ter começado a trabalhar com programação de computadores em 1969, a empresa ASSIST Assessoria e Sistemas. Ficava com raiva quando chegavam emails, ou correspondências, com o nome Assistência Assessoria e Sistemas. Percebi que errei na primeira escolha de nome para o meu negócio.
ASSIST era só um acrônimo, a junção de ASsessoria com SISTemas.
Mas era também uma redução da palavra assistência. Então passei a usar RV-ASSIST, que era acrônimo para Representação, Vendas, ASsessoria e SISTemas.
Eu passei mais de 30 anos desenvolvendo sistemas para empresas de todos os portes. Desde uma boutique no interior de MG à MBR – Minerações Brasileiras Reunidas, à Mendes Júnior e até ao Tancredo Neves. Quando ele foi eleito presidente um amigo no Governo de Minas Gerais, me solicitou desenvolver um sistema para catalogar todos os interessados em cargos no governo federal, para que o Tancredo e sua equipe tivessem informações suficientes para a tomada de decisão sobre quem escolher. Meus amigos me sacaneavam dizendo que o Tancredo morreu por raiva e por causa desse sistema.
Mais tarde, em 2005, eu passei a trabalhar com aplicações web e criei a marca RV-Sites e, por anos, esse foi o nome da minha marca na web. Mas esta marca tinha um problema grave, faltou pesquisa, quando o escolhi.
RVSITES, em ingles, remete a Sites for Recreation Vehicles, ou seja, eram aqueles parques onde você pode ir e acampar com o seu motorhome.
Sempre que alguém fazia pesquisas no GOOGLE por este nome, só apareciam websites desses locais de acampamento para motorhomes.
Então eu troquei minha marca para Hostrapido. Contratei um novo servidor WEB e comecei a propagar este nome.
Fiz um website, que uso até hoje (https://hostrapido.com.br), criei um logotipo e mandei imprimir 1.000 cartões.
Aí, percebi, tardiamente, mais um problema, que me fez perder todos os cartões e o investimento que fiz. A leitura do nome hostrapido, não levava a Host Rapido e sim a hostra pido, um som inaceitável.
Tive que mudar o logo para resolver este problemão e, desde então, estou usando esta marca e logotipo para meus serviços de desenvolvimento de websites e lojas virtuais.
Bom, HostRapido passou a identificar a minha empresa e continua identificando até hoje.
Mas a gente fica ouvindo estes gurus do marketing digital e todos os famosos tem outro tipo de marca, que usa o próprio nome, no lugar de um nome da empresa ou negócio: Renato Rosa, Erick Salgado, Erico Rocha, Bruno Ávila, Alex Vargas, Conrado Adolpho, etc e etc.
Então tive que me colocar, de corpo e nome, nessa nova empreitada. Me tornei Ronaldo Nunes Online e criei um novo negócio, com um site, que mostra a minha nova área de atuação em Gestão de Marketing Digital, que passou a ser https://ronaldonunes.online
Eu nunca tinha colocado a minha história dessa forma, baseada em Naming, mas ela acabou sendo um pequeno resumo da minha vida profissional.
Agora eu tenho duas estruturas de PRESENÇA ONLINE.
Uma com o perfil do meu nome próprio Ronaldo Nunes:
- Website;
- Conta no Linkedin;
- Canal no YOUTUBE;
- Página no FaceBook;
- Conta no Instagram;
- Conta no Twitter.
Outra com o perfil da empresa HostRapido:
Podem perceber que as contas da Hostrapido não estão muito atualizadas desde que decidi montar toda a presença em meu nome próprio. Mas estou investindo em uma nova estrutura de presença online, um pouco mais efetiva. Tudo é questão de tempo. Aguardem.
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