77 / 100

Como ter uma presença online é a pergunta que as pessoas me fazem. A resposta é simples mas é bom saber que temos muita coisa a fazer. No mundo físico você precisa de uma razão social, no mundo online de um Nome de Domínio. É este nome que identifica o seu site na internet, mas vamos ver a seguir:

Ter uma presença online é essencial para a sua visibilidade

Para ter uma presença no mundo físico, fora da internet, você precisa ter uma identificação e a sua forma de se apresentar é usando o seu nome, como pessoa física, ou o nome da sua empresa, como pessoa jurídica.

Legalmente você se identifica, como pessoa física, com sua certidão de nascimento lavrada em um cartório e depois com seu RG (Registro Geral ou Carteira de Identidade) e seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). E, como pessoa jurídica, com seu registro na Junta Comercial, seu número no Cadastro Municipal, feito na Prefeitura e com o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Ao pensar em como ter uma presença online, você também precisa de um nome de identificação e uma certidão de sua existência. Este nome é chamado de nome de domínio e a sua certidão é o registro, do seu nome de domínio, no site do registro.br.

“Na internet o seu nome de domínio é como se fosse o nome, que aparece no seu RG, ou o nome que aparece na placa na porta de sua empresa.”

Criando o seu nome na Internet

O nome que você escolher é o nome que lhe dará visibilidade e que lhe proporcionará se tornar uma autoridade no assunto que você quer propagar na internet. Por isso é importantíssimo dedicar atenção a esta escolha.

Você pode usar o seu nome próprio e é este nome que lhe fará conhecido. Uma grande parte dos gurus do marketing digital adotam seu próprio nome como o nome de sua marca na internet.

Você pode criar um nome que identifica a sua empresa, o seu negócio ou o assunto que quer divulgar. Uma nutricionista pode escolher o nome comamelhor.com.br, ou vivamelhor.com.br, um esteticista pode usar suapelebrilhante.com.br, um veterinário escolheria seupetsaudavel.com.br e assim por diante.

O seu trabalho é escolher bem e ver se o nome que escolheu está disponível para registro.

Uma escolha que eu sempre indico é usar a extensão .online no lugar de .com.br (ou as duas).

Eu criei o domínio comvoceagora.online e eu crio sites usando sub-domínios (mais a frente vamos entender isto) como economizaremcasa.comvoceagora.online.

Faça a sua escolha e se lembre que este nome é que vai lhe identificar na internet.

Criando o seu primeiro website

Website, web (rede) e site (sítio, lugar), faz referência a uma página, ou a um conjunto de páginas, relacionadas entre si, acessíveis na internet, através de um endereço eletrônico, onde nós podemos colocar textos, imagens, vídeos ou animações digitais.

É a vitrine virtual de uma pessoa ou empresa na internet e ele será o ponto principal de sua Presença Online, centralizando toda a rede de conteúdos do seu empreendimento.

Um website é um endereço na internet, localizado em um servidor de páginas web, que na verdade é um espaço físico em um computador, localizado em um data center, que armazenará suas páginas com o conteúdo a ser mostrado aos seus visitantes.

Há várias maneiras de você ter o seu website. Uma delas é contratar um desenvolvedor web que criará o seu site onde você colocará o seu conteúdo. Outra forma é você se registrar em alguma plataforma, onde você mesmo criará o seu website, a partir da escolha de modelos já prontos, onde você terá apenas que colocar o seu texto e as suas imagens. Em breve vou lhe apresentar umas das mais famosas e completas plataformas de aplicativos de marketing digital, onde você terá a chance de criar o seu website inteiramente grátis.

Passos para criar o seu primeiro website

Se você contratou um desenvolvedor web muitos destes passos serão executados por ele. Se contratou uma plataforma de ferramentas para criação de sites algumas destas tarefas já foram criadas, mas vamos assim mesmo ver quais são os passos para que seu website esteja pronto para ser visto por seu público.

  1. Registro do Nome de domínio
  2. Contratação de um plano de hospedagem em um servidor web
  3. Apontar o seu domínio para o endereço do servidor contratado
  4. Escolha e instalação do sistema que usará para a criação do seu site.
  5. Escolha e criação do layout (tema) do website
  6. Escolha, instalação e configuração das funções (Plugins)
  7. Criação do conteúdo do seu site. (esta é uma tarefa perene e constante)
  8. Escolha das palavras que mostrarão o seu site no GOOGLE (Tráfego Orgânico)
  9. Impulsionamento do seu site nos mecanismos de publicidade (Tráfego Pago)
  10. Posicionamento do seu site nos mecanismos de apresentação do GOOGLE
  11. Acompanhamento das métricas de exibição do site para seu público alvo.

Usando as redes sociais

Ter uma presença online está ligado a, não somente, ter um website, mas criar toda uma estrutura de presença nas redes sociais e nos principais sites e aplicativos de comunicação e divulgação.

A principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter as já existentes.

Como você está procurando ter uma Presença Online não pode deixar de se conectar com cada vez mais pessoas. Afinal são os relacionamentos que fazem com que você aumente a sua visibilidade e crie autoridade.

Todos esses registros, nas redes sociais, levarão seus contatos para o ponto focal que é o seu website. Vamos listar algumas dessa redes e ferramentas:

  • Facebook (perfil)
  • Facebook (páginas)
  • Facebook (Marketplace)
  • Facebook (Messenger)
  • Instagram
  • Canal no Youtube
  • Google Meu negócio
  • Twitter
  • CloudSound
  • Slideshare
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Linkedin

O importante de estar presente em todas essas redes sociais e aplicativos é manter uma identidade visual e uma forte ligação com o seu website. Isso demonstra unidade e foco e ajuda na criação de sua Presença Online.

Essa ligação fica por conta de uma estratégia que alavanca a interação e interligação entre seus pontos de presença online.

No próximo artigo vamos falar sobre o posicionamento de sua presença online para a sua audiência e como você deve fazer para atrair seu público alvo.

Veja AQUI como melhorar e alavancar a sua PRESENÇA ONLINE. 

Serviço completo de Marketing Digital

OUTROS ARTIGOS