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Títulos que convertem tem todo o poder de chamar a atenção das pessoas para ler o seu conteúdo., tanto no seu blog quanto nas suas redes sociais.

Títulos que convertem e como criá-los

Para a elaboração de títulos que convertem, existem algumas dicas que podem ser úteis:

1) Usar palavras de questionamentos, como Qual, Quando, Quantos, Onde, Por Que e Como.

Com o uso de perguntas você atrairá a curiosidade, do seu público-alvo, para saber mais sobre o que está sendo indagado.

Desta forma, quando no título colocamos uma pergunta, é necessário que a resposta esteja clara para esclarecer o visitante.

2) Listas, dicas e números

“X Dicas para o seu Marketing”, “X Maneiras … ”, “X Motivos Para…”

Usar números no seu título, passa confiança e credibilidade ao texto, atraindo as pessoas para um material estruturado de forma organizada.

Oferecer uma lista de opções referentes ao assunto do título, deixará a publicação mais didática e com uma agradável leitura.

3) Keyword Tool

Usar palavras chaves (KeyWords) em seu título, para SEO (Otimização de sua publicação), facilitará um melhor  posicionamento do seu artigo nas páginas de resultado das pesquisas no Google. ),

De acordo com a Copyblogger, 80% dos visitantes lerão seu título – mas apenas 20% lerão o seu artigo até o fim e, então, você deve fazer com que os títulos do seu blog sejam os melhores possíveis.

quando se trata de escrever títulos de blog, pequenos ajustes podem trazer um excelente resultado.

Por exemplo, um estudo recente feito pela Content Marketing Institute descobriu que incluir um hífen ou dois pontos no título aumentou a taxa de cliques (CTR) em 10% em relação aos títulos que não tinham.

Estudo realizado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, revelou que passamos quase 12 horas por dia consumindo informação.

Há uma estimativa de que tenhamos acesso a mais de 100 mil palavras por dia, algo parecido a ler uma bíblia a cada semana.

Tenho uma boa pergunta: De toda essa informação, o que nos fará ler um texto e não um outro qualquer?

Sem dúvida, é o título que nos atrairá e nos deixará curioso para saber mais.

Portanto muita atenção ao título do seu artigo.

Para criar títulos chamativos e convincentes, antes de pensar como um redator, procure refletir como um leitor, sabendo que o título é a primeira impressão sobre o seu conteúdo, pois ele esclarece o que será tratado nas linhas do seu texto e, se não for atrativo, logo sua leitura será descartada.

O que deve ter em um bom título

  1. Clareza
  2. Urgência
  3. Utilidade
  4. Estímulo
  5. Relevância
  6. Convite à uma ação

O mais importante é fugir de clichês e padrões e das obviedades.

Duas Técnicas para criar um bom título:

 

1. Técnica: AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

 

É 0 o fluxo normal de conversão dos usuários, dentro da sua Jornada de Compra:

Despertar a atenção, criar interesse, aguçar o desejo e conduzir para que a ação (no caso, a compra) seja realizada.

2. Técnica: SHINE – Especificidade, Utilidade, Imediatismo, Novidade e Entretenimento.

Assim como a metodologia AIDA, a SHINE, em ingles, também é um acrônimo.

Em bom português são as letras iniciais de : Especificidade, Utilidade, Imediatismo, Novidade e Entretenimento.

Procure demonstrar, no título, que o leitor terá boas experiências com a leitura, sejam elas divertidas ou emocionantes.

Como exemplo veja esta lista de títulos:

1. Coisas que todo mundo deveria saber sobre…
2. Descubra como fazer tal coisa em X tempo.
3. Segredo para…
4. Como ter mais resultado com…
5. O que você deveria perguntar antes de…
6. Dicas para você encontrar…
7. Aprenda a fazer isso em X passos…
8. Como começar a…
9. Não faça isso antes de…
10. Dicas rápidas para conquistar…
11. X sinais de que [assunto].
12.  A surpreendente verdade que nunca lhe contaram sobre [assunto].
13. X fatos pouco conhecidos que podem afetar seu [assunto]
14. Como [assunto]: O guia completo
15. O que [pessoa influente] pode nos ensinar sobre [assunto]
16. Pergunta + questionamento: Você sabe quais [assunto] que levam a [Resultado]
17. Apresente os fatos: X [Atitudes] para [Resultados]
18. Identificação: X [características] de pessoas [Qualidade]
19. X razões para alguma coisa

Exemplo: 9 razões para começar a fazer academia

20. O segredo para alguma coisa (destacar um segredo como se fosse uma fórmula mágica).

Exemplo: O segredo para conquistar e fidelizar clientes.

21. Você não precisa ter (isso) para fazer (isso)

Este título tem o propósito de desmistificar uma crença. Ou seja, fazer com que o leitor acredite que ele tem potencial para realizar algo.

Exemplo: Você não precisa abrir mão dos momentos de lazer para triunfar na carreira.

22. Esse método tem ajudado (esse grupo de pessoas) a (resolver esse problema)

Se você tem uma solução dedicada a um grupo de pessoas e tem a comprovação de que ela funciona, coloque essa informação no título.

Destaque seus atributos.

Exemplo:

  • Esse método tem ajudado mulheres a lidarem melhor com a TPM.

23. Aprenda a (fazer isso) como (esse profissional)

Bem parecido com o modelo que usa pessoas como referência, este tipo de título trabalha com figuras inspiradoras, que são conhecidas por seus talentos.

Exemplo:

  • Aprenda a fazer petit gateau como o chef Érick Jacquin.

24. Porque eu (tenho feito isso) e porque você deveria fazer também

A proposta, neste caso, também é a de gerar identificação.

Exemplo:

  • Porque eu parei de comer após às 19h e você deveria fazer também.

25. Como (esse grupo de pessoas) conquistou (esse resultado) em (período)

É comum confiarmos mais na opinião de outras pessoas e, principalmente, de grupos do qual fazemos parte.

Por isso, as referências são usadas neste modelo título.

Exemplo:

  • Como profissionais de tecnologia têm conseguido aumentar o salário a cada ano.

26. Se você não (fizer isso) você vai (consequência)

O objetivo com este título é mostrar quais são os efeitos de não tomar uma atitude.

Exemplo:

  • Se você não se organizar financeiramente o quanto antes, vai faltar dinheiro ali na frente.

27. X grandes erros que têm acabado (com isso)

Sabe aquelas informações que têm sido divulgadas a torto e a direito, mas não fazem o menor sentido? Quando, na verdade, deveriam ajudar, e só acabam atrapalhando?

Use isso a seu favor.

Exemplo:

  • 3 grandes erros que têm acabado com as suas chances de se tornar bem-sucedido.

28. Finalmente o segredo para (conquistar isso) foi revelado

Mais uma vez, o segredo aparece como uma estratégia de conquistar a atenção e o interesse do leitor.

Mas, neste caso, a ideia é destacar algo inovador.

Exemplo:

  • Finalmente, o segredo para acabar de vez com a gordura dos culotes foi revelado.

29. Porque (esse grupo de pessoas) (tem conquistado isso)

A proposta, neste caso, é despertar o desejo no leitor de pertencer ao grupo que obteve a conquista.

Exemplo:

  • Porque profissionais de marketing têm conquistado sucesso trabalhando como autônomos.

30. Quando você (fizer isso) (mais rápido você vai conquistar aquilo)

Neste tipo de estrutura, você mostra ao leitor que, se ele mudar de atitude, pode conseguir o que deseja.

Exemplo:

  • Quando você conseguir poupar 30% do seu salário, vai ficar perto de conquistar a casa própria.

31. Como construir (isso) e conquistar (desejo)

Este tipo de título une o desejo ao ensinamento.

Exemplo:

  • Como construir uma campanha de marketing e conquistar muitas vendas.

32. Aqui, x maneiras simples de (resolver esse problema)

Ajude o leitor a resolver alguma dor.

Exemplo:

  • Aqui, 3 maneiras simples de combater o estresse do dia a dia.

33. As principais respostas para x perguntas sobre (isso)

Ideal para conteúdos atuais e polêmicos, que normalmente geram dúvidas nas pessoas.

Exemplo:

  • As principais respostas para 5 perguntas sobre a Reforma da Previdência.

34. Se você faz (isso), esse texto/vídeo definitivamente é para você

Apontar um comportamento inadequado e, geralmente comum, é uma forma de chamar a atenção do leitor.

Certamente, ele ficará interessado em ver o conteúdo porque se identificou.

Exemplo:

  • Se você passa mais do que 6 horas por dia na internet, esse texto definitivamente é para você.

35. Descubra como pode ser fácil (realizar isso)

Pense em mostrar ao seu leitor que é possível fazer algo, mesmo que ele não acredite.

Exemplo:

  • Descubra como pode ser fácil emagrecer 4 quilos em 1 mês.

Conclusão

Você imaginava que escrever títulos perfeitos era tão simples assim?

A verdade é que as técnicas ajudam muito. Afinal, não tem porque reinventar a roda. É muito mais fácil se inspirar no que tem dado certo e adaptar para a sua realidade.

Aliás, este é um ponto que quero tocar para finalizar este artigo, e ele complementa o que comentei no início do texto.

O jeito certo de fazer boas chamadas, apesar dos truques, é pensar no seu leitor. Tudo precisa estar de acordo com a sua audiência. Conheça bem as suas personas e você, certamente, será capaz de escrever títulos que atraem.

Agora, aproveite para me contar: qual outra estratégia você usa para escrever títulos de blog?

 

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